segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Trabalho sobre Bullying


                              DIGA NÃO AO BULLYING, VALORIZE A PAZ
     A indisciplina é hoje uma das principais queixas tanto de professores quanto de alunos, quando perguntados sobre o principal problema de suas escolas. E está a cada dia mais freqüente essa situação na fala dos educadores. E foi a partir de então que decidi desenvolver esse trabalho juntamente com os alunos do 9º ano “A” da E.M.E.B PAULO FREIRE, com  o  objetivo de conscientizar, informar, sensibilizar mobilizar e  envolver os alunos e comunidade escolar na implantação de ações de redução do comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, causador do desequilíbrio na relação de poder entre estudantes, a fim de atender ao direito de toda a criança e adolescentes de desenvolver-se em um ambiente seguro e saudável promovendo a cultura da paz, na escola, o respeito à dignidade humana e a valorização das diferenças.
     A seguir, um relato feito através de um texto coletivo pelos alunos de como foi realizada essa atividade em sala de aula.
     No dia 16 de agosto de 2011, na Escola Municipal Paulo Freire, iniciamos um estudo sobre BULLYING, na disciplina de Língua Portuguesa, no qual tem como docente a professora Lenita Araujo.
     Fomos levados ao laboratório de informática da escola, onde pesquisamos e lemos vários textos e depoimentos de pessoas que já sofreram dessa violência  que é o bullying praticado por usuários de meios de comunicação tecnológicos como computadores, telefones celulares, entre outros...
     Durante nossa pesquisa, ficamos sabendo como o bullying ocorre, com quem e porque ocorre.
     Sem dúvida, estávamos empolgados em realizar esse trabalho, pois lemos e estudamos muito sobre esse assunto, e a partir daí ficamos bem cientes do tema. Sem dúvida isso era necessário, pois presenciamos esse ato na escola.
     Tínhamos em mãos um bom conteúdo para prepararmos uma excelente dissertação e nela, pudemos expressar sobre o assunto tratado, e dar nossa opinião referente às pessoas que sofrem com esse mal.
     E você, sabe o que é bullying?  Até pouco tempo essa palavra não existia na Língua Portuguesa, ela é de origem inglesa. Sabe o que ela significa? Ela significa valentão, logo bullying é o valentão em seu ato, o que define bem as violências físicas e psicológicas ocorridas em escolas do mundo todo.
     Depois de muitas leituras, a classe discutiu o assunto de apelidos na sala de aula, onde alguns alunos se manifestaram a respeito desse ato praticado por outros colegas.
     No dia 6 de setembro, foi iniciado em grupo, a confecção de cartazes referente ao combate ao bullying na sociedade e na escola.
     Ao término dos cartazes, fomos fazer a divulgação do nosso trabalho nas salas de aula, onde fizemos uma pequena palestra sobre o bullying e cyberbullying. Apesar de nunca termos palestrado antes, tomamos coragem e fomos em frente. A experiência foi boa, nos atrapalhamos um pouco, mas... Como tudo tem a primeira vez... Sabe como é! Se fosse para fazermos de novo, com certeza faríamos, porque o bullying precisa ser combatido, as pessoas precisam saber mais sobre esse ato violento.
     Nas salas onde palestramos fomos muito bem recebidos pelos professores e alunos. Nossas apresentações foram um sucesso. A professora colou nossos cartazes por toda a escola.
     Depois de estudos, reflexões, produções e palestras, chegamos a conclusão de que o bullying é um ato de covardia e de falta de respeito para com os colegas de trabalho e da escola, e que a única solução para esse fenômeno é de que todas as pessoas que sofrem com esse tipo de violência, denunciem ou procure a ajuda de uma pessoa mais experiente (pais, professores,...), para que tome a providencia certa, no sentido de, pelo menos tentar amenizar a situação ou até mesmo erradicar essa praga de nosso meio.
                                                                                                                                Texto coletivo
                                                                                                                              Alunos do 9º ano “A”
                                                                                                                                                                                                                                         E.M. Paulo Freire
                                                                                                                           Disc. Língua Portuguesa
                                                                                                                            Prof. Lenita Araujo
                                                                                                                                     Set. 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário